Saudai-vos?! Tal disparate!

Foi no mês de Agosto deste undécimo ano do século XXI que os Açores assistiram a uma raridade na música electrónica regional. Estreou-se nas árduas lides do estilo dance a DJ Estró, personificada pela oriunda da ilha Terceira que dá pelo nome de Cláudia Fontes. E o que nos trouxe esta criatura solícita e desembaraçada já habituada às andanças da radiofonia e da música disc jockey? Ritmo, power, batuques e frases chave!

O duplo single foi lançado penetrantemente nas fainas do social networking, algo imprescindível nos dias da actualidade. Diria até que a divulgação nas redes sociais é o factor que provoca o desequilíbrio pela positiva. Afinal de contas, interessa meter as músicas a tocar onde houver mais público para ouvir.

O tema de estreia intitulado Tal Disparate oferece-nos cento e vinte batidas por minuto de uma sonoridade que deixa o meu pé direito irrequieto. A singeleza nos arranjos faz-nos delirar, mas também com que não percamos o kick quando se curte este tipo de música… dançando! E eis que a voz da nossa conterrânea irrompe e nos dita: “Uepá! Tal disparate!”. Transforma uma interjeição regional num autêntico hino. Ponto negativo a apontar neste tema em específico é a sua curta duração, mas sempre obriga os mais insatisfeitos a escutá-lo mais que uma vez.

O lado B deste trabalho – e com esta expressão fui invadido por um estonteante saudosismo dos singles em vinyl – prova-nos que melhor que um hino, só mesmo dois! Saudai-Vos conta a história de estirpes sagradas que navegam as águas dos nossos mares profundos, pelo menos são as imagens que me passam pela mente ao ouvi-lo. Também não posso deixar de associar o chavão “Saudai-vos na paz de Cristo” a futuras excursões aos templos da nossa Igreja. Receio que possa vir a criar confusão a alguns fiéis: ficarão indecisos entre executar as saudações da praxe ou deixar fluir uma mini rave party nos bancos da capela. A apontar um ponto negativo, teria que sublinhar a necessidade de diversificar os acordes em que o tema roda, embora neste estilo não existam regras que não se possam quebrar.

De frisar que estes são trabalhos de estreia em estúdio da DJ Estró. Estou certo que se podem apontar verduras, mas deixo bem claro que me parece um bom caminho a percorrer pela criadora. Sobressai a genialidade de escolher expressões caricatas para os temas, o que é um passo firme dado na direcção do êxito. Além disso, a selecção certa dos batuques a usar vai destacar os seus temas dos demais.

Mais importante ainda: a cantiga fica na aurícula!

About these ads

Um pensamento sobre “Saudai-vos?! Tal disparate!

  1. Obrigada :) Isto de ainda ser novata e já ter uma review, tem muito que se lhe diga :)
    Obrigada meu Amigo, és um doce.

    Estarei aqui para acompanhar os teus projectos também.

    Beijos

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s